Como escolher o vinho ideal para seu evento ficar perfeito
Muitos clientes me perguntam sugestões sobre vinhos para harmonizar com o menu. Essa é uma tarefa bem desafiadora considerando que os menus contemplam uma grande variedade de pratos, especialmente os menus de finger food, com pratos com perfis de sabores e texturas bem diferentes.
O que eu sugiro são vinhos mais curingas, com estruturas intermediárias, nem tão leve e nem cheios de personalidade, para combinar mais facilmente com a variedade de sabores, sem sobressair à comida e sem desaparecer na boca.
Pode ser combinado 2 ou 3 tipos de vinho em um evento, um para os aperitivos e entrada, outro para o prato principal, pois os pratos principais costumam ser os de sabor mais intensos e complexos, com maior teor de gordura e, se desejar, um vinho fortificado para acompanhar a sobremesa.
Os vinhos têm uma enorme amplitude de preço, escolha a faixa de valor que você está disposto a investir. Também entra a questão do seu paladar na escolha, vinhos que você gosta, porque cada pessoa tem um gosto diferente e isso é bem importante.
Experimente novas uvas, de regiões variadas, o mercado tem uma variedade enorme e acabamos não conhecendo por escolher sempre as mesmas. Uma uva pode ter perfis de sabores e aromas muito diferentes de acordo com seu terroir, por exemplo um Chardonnay do Chile é completamente diferente de um Chardonnay da Borgogna, que é diferente do Brasil ou da California. Teste essa degustação, você vai se surpreender!
E se você tem curiosidade para aprender mais sobre esse universo, super indico a escola Ciclo das Vinhas da professora Alexandra Corvo, que dá um show e quebra vários paradigmas.