Search
 

Blog

Aprenda como montar uma mesa de aperitivos incrível

Vou contar aqui como eu penso para criar um menu para uma bela mesa de aperitivos. 

Primeiro ponto é ter uma variedade de aperitivos com queijos, legumes, carne ou peixe e pensar na variedade de sabores, com pratos mais frescos, pratos mais untuosos, pratos de sabores mais complexos, equilibrando o peso desses sabores na mesa. Ou seja, incluir pratos cítricos, com limão e ervas, pratos de queijos com um acompanhamento doce como uma geleia, sabores defumados ou assados.  

Outro ponto é ter uma variedade em formas de apresentação combinada com praticidade para servir. Posso colocar queijos cremosos, queijos mais curados e duros, combinados com geleias, castanhas e frutas secas, pastas em formato de terrine, que fica com uma apresentação bonita e é muito prático pois fica prontinho para ir à mesa, ingredientes assados, com sabores mais “densos” como caponata e ingredientes crus, como carpaccios (lâminas cruas temperadas) trazendo frescor e charme, servido em um prato mais amplo, os próprios ingredientes trazem a beleza, compondo com temperos e ervas, pensando em cores que vão trazer vida e alegria para essa mesa. 

Lembre-se dos ingredientes utilizados nas preparações para incluí-los frescos e bonitos como decorações nos pratos, fazendo até uma referência informativa para os comensais, por exemplo ao lado de uma pasta de tomate assado, colocar o tomate com sua rama ao redor, utilizar ramos de alecrim e tomilho em um prato temperado com vinagrete de ervas. 

Por último, as louças devem “conversar” e se encaixar visualmente. Não precisam ser todas do mesmo conjunto para não ficar monótono, escolho poucos materiais ou cores, como cerâmica, madeira e cobre e componho a mesa com pratos de formatos e alturas variadas, pode fazer sobreposições de louças para realçar.  

Espero que essas dicas tenham ajudado você a montar a sua mesa de aperitivos! 

Leave a Comment